O projeto do Instituto Jurema é amplo e o campo de atuação abrange diversos segmentos. Acreditamos em parceria, diálogo e solidariedade entre os diferentes círculos sociais participando, junto a outras entidades, de atividades que visem interesses comuns, no que diz respeito às práticas sustentáveis e a conservação da natureza, bem como incentivar um caminho em busca da verdade que preencha o abismo historicamente criado entre espiritualidade e ciência. Com a finalidade de fomentar o resgate histórico-cultural do uso de plantas, fungos e qualquer substância de sabedoria ancestral, com foco nas substâncias psicodélicas, o Instituto Jurema promove projetos e ações para preservação e proteção da identidade física, social e cultural dos povos originários e sua cultura.
O INSTITUTO JUREMA em seus objetivos sociais, entre outros, defende o direito das pessoas de escolherem o tratamento que acharem mais adequado para a sua saúde, inclusive optando pela terapia canábica ou psicodélica.
Atualmente existem vários estudos científicos atestando que quando o remédio derivado de Cannabis é produzido com a infrutescência da planta, utilizando-se de seu extrato integral (full spectrum) e sem o isolamento dos compostos ativos, torna-se possível proporcionar ao tratamento uma melhor resposta terapêutica, com menos efeito colateral. Além disso observa-se a necessidade de dose inferior em relação ao uso de produtos elaborados com canabinoides isolados. No extrato integral encontramos os princípios ativos responsáveis pela ação terapêutica, como os canabinoides, terpenos e flavonóides, os quais interagem entre si, gerando o efeito comitiva, responsável pela resposta mais eficaz. O efeito comitiva é característico não só da Cannabis mas dos fitoterápicos em geral.
Infelizmente, no mercado brasileiro não há disponibilidade de produtos derivados de Cannabis full spectrum, produzidos com o extrato integral da planta. Outros tipos de fitoterápicos de uso tradicional são produzidos de forma integral e distribuídos de forma livre e defendemos que a Cannabis deve ter esse tipo de produção priorizada devido a melhor qualidade do produto obtido. Além disso existem registros do uso da planta há milhares de anos, sem que nenhum efeito colateral grave ou morte pela sua utilização tenha sido observado.
Para ter acesso a produtos de qualidade e produzidos com a planta com seu perfil completo de princípios ativos (full spectrum), é necessária uma produção nacional, garantindo que cada vez mais pessoas tenham acesso a produtos de qualidade. Pensando em promover este acesso o INSTITUTO JUREMA, dá início a mais uma atividade dentro do projeto FARMÁCIA VIVA DAS MEDICINAS SAGRADAS, a BOTICA DA JUREMA na qual apresenta uma linha de produtos derivados de Cannabis sativa, produzidos de forma 100% orgânica, com rastreabilidade e padronização, produzidos dentro das boas práticas de fabricação (BPF, conhecida em outros países como GMP- good manufacturing practices), garantindo assim produtos com qualidade, segurança e eficácia, proporcionando uma melhor resposta terapêutica na terapia canábica.
Para mais informações sobre nossos produtos clique no botão abaixo:
Organização e promoção de grupos de estudo, palestras, cursos, workshops, congressos e encontros acerca das substâncias psicodélicas em todas as suas vertentes, ou seja, estudos histórico/antropológico, espiritual, cultural e científico, em busca de criar um elo entre ciência e espiritualidade, disseminar informação sobre tais substâncias, quebrar preconceitos e paradigmas e trazer um olhar mais amplo sobre a importância dessas substâncias dentro da nossa sociedade;
Desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir da aplicação terapêutica do uso de substâncias psicodélicas, como ferramentas que possam auxiliar no tratamento associado a várias doenças físicas, psicológicas, emocionais e espirituais, aliadas ao acompanhamento adequado. este trabalho é realizado por uma equipe de cientistas e pesquisadores parceiros do Instituto Jurema, ligados à instituições de pesquisa como universidades, institutos, centros, hospitais e clínicas;
Acompanhamento de pessoas que optam pelo uso de substâncias psicodélicas como ferramenta para autoconhecimento, expansão da consciência e auxílio aos diversos transtornos (depressão, ansiedade, bipolaridade, entre outros), dependência química, estados avançados de doenças (terminais). Este trabalho é realizado por profissionais qualificados e por meio de práticas integrativas ancestrais que auxiliam com suporte emocional e espiritual a estes indivíduos.
Resgate do uso tradicional das substâncias psicodélicas através do uso ritualístico e espiritual, baseado em práticas integrativas ancestrais que possibilitam o equilíbrio biopsicossocial-espiritual do indivíduo, diante de experiências de aprendizagem profunda que podem dar início a um processo de autoconhecimento, resignificação e compreensão de vivências anteriores e promovendo a expansão da consciência para novas possibilidades.
O Instituto Jurema tem como premissa trabalhar em prol da construção de uma sociedade justa, democrática, cidadã, inclusiva, igualitária, sustentável e pacífica, assim como promover o respeito e integração à natureza. Portanto, o fomento ao desenvolvimento sustentável é essencial para alcançar os objetivos almejados pela organização.
O conceito de desenvolvimento sustentável propõe o crescimento econômico, garantindo o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Assim, para que isso aconteça, é necessário que haja uma harmonização entre os pilares social, ambiental e econômico.
A filosofia do Instituto Jurema também visa ao resgate e à valorização da sabedoria ancestral dos povos originários, respeitando o sagrado das plantas de poder, práticas e a cultura desses povos, em busca da reconexão com a natureza e propondo um elo entre ciência e espiritualidade.
Desse modo, o comprometimento da organização com a sustentabilidade se apresenta de forma integral, tanto internamente como externamente. Com vistas à promoção da equidade de gênero, justiça social e trabalho ético, há enorme responsabilidade na contratação dos fornecedores e colaboradores.
A partir de uma perspectiva descolonizada, os projetos são idealizados com um olhar holístico sobre as comunidades locais e ancestrais, visando ao apoio e às trocas de saberes. Além de promover programas educativos, discussões e debates sobre o tema.
O Instituto Jurema está trabalhando na construção de um documento com as suas políticas e metas, alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e, assim, somar esforços na construção de uma sociedade justa para todos.
Texto de Fernanda Simon Camilo
Diretora executiva Instituto Fashion Revolution e editora de sustentabilidade da Vogue
Fale conosco